quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TEORIAS COGNITIVISTA DE AUSUBEL





O autor David Paul Ausubel, defende a Teoria da Aprendizagem Significativa. Segundo ele, é fundamental que o aprendizado aconteça a partir de algo que faça sentido aos conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno.
Nascido na cidade de Nova York nos Estados Unidos, em 1918, Ausubel foi educado em um ensino tradicional violento. Era filho de imigrantes judeus pobres, vindos da Europa Central na tentativa de escapar da perseguição e da miséria ocasionada por conflitos religiosos no final do século XIX e inicio do século XX.
Para ele a escola era um cárcere para meninos, devido à educação violenta que recebera numa época em que os judeus eram discriminados e marginalizados. Formou-se em Psicologia e se dedicou à educação criando a chamada Teoria da Aprendizagem Significativa.
Sua teoria é considerada avançada e tem influenciado na educação propondo uma abordagem pedagógica que valorize uma aprendizagem construída numa estrutura cognitiva, na interação da informação com o conhecimento prévio do aluno, este, precisa estar com seus conceitos bem estabelecidos para poder agregar as novas idéias e informações.
Segundo ele, para que ocorra uma eficácia no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o educando passe por alguns desafios bem elaborados, estes devem estar interligados aos seus conhecimentos prévios através de uma mediação pedagógica estratégica, permitindo-o buscar outras fontes e também de aprender com os próprios erros e com a troca de conhecimentos entre outros agentes do processo educativo, gerando assim, uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.
Percebemos que a educação esta se tornado cada vez mais complexa, e a sociedade capitalista vem exigindo profissionais capacitados, que possuam uma gama de conhecimentos diversificados para se manter no mercado de trabalho. O computador e a internet são meios de comunicação que estão ajudando a modificar e rever muitas formas de ensinar e aprender, contribuindo na educação como ferramentas de auxilio na construção de uma formação intelectual mais significativa. Com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), as limitações temporais e espaciais vem se rompendo, facilitando para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo, dinâmico e democrático.
Vários paises já adotaram o sistema de aprendizagem via EAD, no Brasil a educação a distância vem ganhando mais espaço a cada dia com a utilização das novas tecnologias no âmbito educacional. Contudo, ainda há muitas especulações a respeito da qualidade do ensino a distancia, onde muitos vêem esse método com desconfiança, pois estão acostumados com o ensino tradicional. O que não se pode negar, é que a praticidade dos instrumentos digitais tem gerado um maior interesse nos alunos que passaram a se envolver mais ativamente no processo de aprendizagem, na hora e no local que preferirem.
Todas estas variáveis tecnológicas têm viabilizado aos métodos educacionais muitas vantagens, quando se trata de acelerar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos estudantes que se mostram mais estimulados e interessados. O que se vê na realidade é que as novas tecnologias estão servindo de facilitadores, ampliando as possibilidades na construção do conhecimento, seus resultados vão depender dos objetivos e do uso correto dos recursos utilizados das praticas pedagógicas.
Neste sentido, observa-se que a EAD considera os alunos de todas as realidades podendo contribuir para a realização de uma educação de qualidade e significativa, que proporcione uma interação entre o educador, o aluno e de contextos diversos, oportunizando relações dialógicas e criativas no contexto educacional, resultando em uma formação plena do individuo como cidadão.

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